segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como Evitar o Bullying ?


A violência vem sendo frequentemente abordada em programas de televisão reportagens em revistas e jornais que além de relatarem fatos, propõem discussões sobre oassunto. As escolas têm participando desta luta abordando situações que ocorrem tanto fora .
como dentro do ambiente de aprendizagem. Segundo a literatura, são identificados diversostipos de violência como a física, a doméstica, a psicológica, a sexual, o bullying, entre outros;
e nem sempre estes atos são praticados por pessoas estranhas à vítima. No caso das crianças ejovens, na grande maioria das vezes, a violência não é denunciada. A violência pode servelada, quase sutil, mas não menos traumática. Brigas, ofensas, intimidações, comentáriosmaldosos, agressões físicas e psicológicas, repressão são tipos de violência geralmenteassociados à infância. Estudos indicam que brincadeiras de mau gosto podem gerarconseqüências sérias, incluindo-se casos de suicídio, baixa auto-estima e novas fontes de violência. Para evitar o bullying os pais têem um papel muito importnte, devendo estar atentos a sinais que possam denunciar esta prática, sendo o seu educando o vitima ou o agressor. Por isso deverá estar atento aos seguintes sinais:
-se o seu filho tem alguma característica na sua personalidade ou na sua fisionomia que o coloca na situação de ser “alvo fácil”, procure um psicólogo.
-esteja atento, observe o seu filho a brincar com os outros colegas, solicite aos professores o parecer deles.
-não se torne hiper-protector, mas vigie com atenção
-não se esqueça que o seu filho pode precisar de ajuda
-se o seu filho é muito agressivo, esteja atento, ele pode ser autor de Bullying a não ter consciência do sofrimento que provoca nos outras crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário